Estudo de Universidade escocesa concluiu que os micro-organismos de águas profundas mais frias, como as do Atlântico Norte e Árctico, têm mais dificuldade em recuperar um ambiente marinho contaminado do que os de águas mais temperadas, como as do Golfo do México
H Henriksen AS

As temperaturas negativas das águas profundas do Atlântico Norte reduzem o potencial dos micro-organismos para recuperar os oceanos após um derrame petrolífero, concluiu um estudo da Universidade de Aberdeen, citado pelo site informativo Green4Sea.

O estudo, intitulado «A Influência Variável dos Dispersantes na Degradação dos Hidrocarbonetos de Petróleo nos Sedimentos do Mar Profundo Sub-árctico a Baixas Temperaturas (0º-5º)», envolveu o teste de micro-organismos encontrados nos sedimentos do mar profundo a oeste das Ilhas Shetland, onde estão baseados diversos campos petrolíferos.

Ao analisar as amostras de micro-organismos marinhos daquela área, os investigadores verificaram que o seu efeito na degradação dos resíduos petrolíferos era consideravelmente mais lento a temperaturas de zero graus – semelhantes às do Árctico e do Atlântico Norte – do que o registado nas águas a cinco graus, como as do Golfo do México, onde ocorreu o desastre da plataforma Deepwater Horizon, em 2010.

Segundo uma co-autora do estudo, o esgotamento progressivo dos recursos petrolíferos forçou a indústria a explorar águas cada vez mais profundas e a diminuição progressiva da camada de gelo do Árctico tornou acessíveis reservas que até aqui o não estavam.

A mesma investigadora acrescenta que o facto de alguns hidrocarbonetos testados não revelarem níveis de degradação a zero graus sugere que o impacto da contaminação petrolífera a temperaturas próximas dos zero graus ou negativas poderá ter um efeito a longo prazo sobre o ambiente marinho.

O mesmo estudo também concluiu que a aplicação de dispersantes (substâncias que facilitam a dispersão de partículas em suspensão sobre líquidos), uma técnica comum na limpeza de águas afectadas por grandes derrames petrolíferos, tem efeitos variáveis e deve ser usada com precaução. Nas águas profundas e frias esta técnica é mesmo desaconselhada.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill