Testes validaram operacionalidade e alcance rádio planeado para a estação costeira de Morro Alto, na Ilha das Flores
Marinha

Nos dias 10 e 11 de Maio, a corveta da Marinha Jacinto Cândido, em missão no mar dos Açores, realizou testes de cobertura rádio ao “novo sistema de comunicações de socorro e segurança marítima VHF-Digital Selective Call (DSC)”, informou a Marinha.

O sistema foi recentemente instalado na estação costeira da Ilha das Flores, no Morro Alto, e em conjunto com os demais sub-sistemas do sistema global de socorro e segurança marítima, “estabelece a arquitectura de comunicações necessária para as operações de busca e salvamento marítimo e de segurança marítima”, explica a Marinha.

Entre outras funcionalidades comunicacionais entre navios e estações costeiras, o DSC permite a transmissão digital de mensagens pré-formatadas de socorro.

Os testes – cerca de 100 – foram realizados ao largo da Ilha das Flores, na área de cobertura da estação costeira do Morro Alto, “num raio de aproximadamente 100 quilómetros da ilha”, tendo sido percorridos 640 quilómetros em seu redor, segundo a Marinha.

No conjunto, serviram para validar “a operacionalidade e o alcance rádio planeado para esta estação costeira, instalada com o objectivo de incrementar a segurança de todos os marítimos, comunidade piscatória e náutica de recreio que naveguem naquela área”, conclui a Marinha.

 

Foto: retirada do portal oficial da Marinha portuguesa



Um comentário em “Marinha fez testes de cobertura rádio ao novo sistema de comunicações de socorro DSC”

  1. José Luis Gonçalves Cardoso diz:

    A Marinha a cumprir a sua missão de “Duplo Uso” no ano 2017.
    Saber navegar, conhecer o mar , comunicar e controlar o que nele se passa se passa e divulgar esse saber a quem dele precisa.
    Ainda por cima na enorme área atlântica , onde se divide essa responsabilidade com os EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill