150 milhões de euros para uma frota mais eficiente e ambientalmente sustentável
Banco Europeu de Investimento
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

No dia 21 de Abril, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o ABN Amro Bank assinaram um acordo destinado a apoiar o desenvolvimento de uma frota europeia de marinha mercante mais verde. Em causa está um fundo de 150 milhões de euros, que é o primeiro do seu género acordado com uma instituição financeira holandesa.

O acordo assegura o apoio a projectos verdes no transporte marítimo europeu, cujos operadores beneficiarão de condições financeiras favoráveis também resultantes da classificação AAA atribuída ao BEI e que é a mais elevada no âmbito das agências de notação financeira.

Os beneficiários podem ser projectos para terra ou mar, abrangendo reconversão ou construção de navios, desde que incluam uma componente de inovação que favoreça o seu desempenho ambiental em termos de redução de missões poluentes e eficiência no consumo de combustível.

O BEI recorda que o fundo é apoiado pelo programa Connecting Europe Facility (CEF) e foi tornado possível através do European Fund for Strategic Investments (EFSI), por via do EFSI Green Shipping Guarantee Programme (dotado de 750 milhões de euros), no quadro do Plano de Investimentos para a Europa (Plano Juncker) assumido pela Comissão Europeia.

Violeta Bulc, a Comissária Europeia dos Transportes, considera que “financiar a transição para sistemas e redes de transporte mais sustentáveis requer um compromisso para investir” e que este acordo “demonstra que o Plano de Investimentos pode desempenhar um papel importante na mobilização do financiamento privado para apoiar esta transição”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Seminário WavEC 2018

    4 Dezembro, 2018 - 5 Janeiro, 2019
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill