International Chamber of Shipping

As margens operacionais médias das 13 principais empresas de transporte marítimo de contentores foram negativas no segundo semestre de 2016, revelou o World Maritime News com base em dados da consultora Alphaliner. Segundo os mesmos dados, apenas três empresas registaram resultados positivos nessa matéria em 2016, observando o comportamento ao longo de todo o ano.

Depois de cair para -9,2%, a margem operacional média no transporte de contentores da CMA CGM, China Shipping Container Lines, EMC, Hanjing, Hapag-Lloyd, Hyundai Merchant Marine (HMM), K Line, Maersk, Mitsui O.S.K. Lines (MOL), NYK Line, Wan Hai Lines, Yang Ming Marine Transport e Zim Integrated Shipping Services (ZIM) fixou-se nos -1,2% no último trimestre de 2016, refere o jornal.

A HMM registou o pior resultado operacional no transporte de contentores neste grupo em 2016, com perdas de 561 milhões de euros e uma margem operacional de -18,5%. Tal situação obrigou a empresa a recorrer a um programa de reestruturação, disposição de activos e apoio estatal (que continua a manter).

Segundo o jornal, a Yang Ming Marine Transport, de Taiwan, registou prejuízos operacionais de 443 milhões de euros no transporte marítimo de contentores em 2016, alcançando uma margem de -13,1%. Face a estes resultados, o Governo de Taiwan, através de um fundo, adquiriu 6,4% da empresa ao abrigo de um programa de recapitalização lançado em Fevereiro deste ano



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill