Agency by Air

Um consórcio português formado pela Deimos, Uavision e Força Aérea Portuguesa (FAP) terá conquistado e já assinado (este ano) um contrato com a European Maritime Safety Agency (EMSA) para o fornecimento de equipamentos de controlo remoto não tripulados de monitorização (vulgo drones) marítima no valor de 60 milhões de euros.

O contrato será válido por dois anos, renováveis por períodos de um ano, e abrangerá alguns serviços associados. A Uavision seria responsável pela construção e serviços, a FAP pela operação dos equipamentos e a Deimos pela gestão dos dados.

Contactámos todos os membros do consórcio para obter confirmação destes dados e esclarecimentos complementares, mas o consórcio optou por não partilhar, de momento, elementos que considera em aberto e que prefere consolidar antes de o fazer. Contactámos igualmente a EMSA para confirmar os nossos dados, mas até ao fecho desta edição ainda não obtivemos resposta.

Apurámos também que o mesmo consórcio terá assinado anteriormente outro contrato, no valor de 10 milhões de euros (valor que não conseguimos confirmar), igualmente com a EMSA, destinado a providenciar um serviço operacional de monitorização das emissões dos navios no âmbito do cumprimento do Anexo VI da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL).

Segundo apurámos, relativamente a este contrato de 10 milhões de euros, o consórcio é responsável pela monitorização da poluição atmosférica causada pelo tráfego marítimo até uma distância de 50 quilómetros da costa de um país membro da União Europeia (UE). O acordo foi assinado para dois anos, renováveis.

Ainda no âmbito deste contrato, será usada a experiência operacional da FAP e a experiência da Uavision em plataformas de voo para medir os níveis de dióxido de carbono e enxofre emitidos pelos navios, com recurso a sensores (câmaras ópticas, sensores de gás para a qualidade do ar). A Deimos fica responsável pela coordenação e tratamento dos dados gerados pelos sensores e pelos interfaces com a EMSA e outros utilizadores, bem como pelo apoio à FAP em todas as actividades operacionais e de gestão de serviços. Os primeiros voos dos drones envolvidos neste projecto estavam originalmente previstos para terem início no primeiro trimestre deste ano. Não foi possível apurar se já começaram.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill