Elfrida faz viagens diárias de 50 minutos mas tem baterias com capacidade para oito horas
Elfrida

Entrou ao serviço, na Noruega, o primeiro navio para piscicultura do mundo completamente alimentado a baterias . O Elfrida, de seu nome, é propriedade da Salmar Farming AS, uma empresa dedicada à criação de salmão em viveiro, e pode ser utilizado no transporte de alimentos e equipamentos, reparação ou reposicionamento de jaulas de peixe, verificação da fixação de jaulas e inspecções.

O navio tem casco duplo, 14 metros de comprimento e oito de largura, e um sistema de propulsão e controlo eléctrico desenvolvido e fornecido pela Siemens. Actualmente, efectua uma viagem diária de 50 minutos a dois quilómetros da costa para a incubadora de peixe, mas tem uma capacidade de bateria “suficiente para um dia de trabalho normal”, ou seja, oito horas, esclarece o fabricante do sistema.

Desenvolvido em Trondheim, na Noruega, este sistema baseia-se em soluções concebidas para navios offshore, “amplamente testadas e com várias provas dadas ao longo de vários anos”, refere o fabricante desta tecnologia. O sistema de propulsão é o BlueDrive PlusC, “que integra um sistema de gestão de energia, propulsores e controlos de hélice, e um sistema de monitorização remota EcoMain”, acrescenta a Siemens.

Segundo a Siemens, “o sistema de propulsão eléctrica economiza combustível e reduz os custos operacionais, uma vez que não precisa de tanta manutenção como um motor diesel” e “a ausência de gases de escape, de vibrações e de ruído” torna o ambiente de trabalho a bordo “mais ecológico e saudável”.

Para a marca, “a utilização de navios eléctricos faz todo o sentido na Noruega, porque o país produz toda a sua electricidade a partir de fontes renováveis”, sem emissão de gases com efeito de estufa. Uma conversão da frota para propulsão eléctrica “permitiria que a frota pesqueira, que actualmente consome cerca de 400 milhões de litros de diesel por ano, reduzisse o seu consumo de combustível em 80%”, contribuindo para “atingir o objectivo do governo norueguês de reduzir as emissões de CO2 em 40%”, esclarece a Siemens.

António Carvalho, responsável pelas soluções para a Indústria Naval da Siemens em Portugal, considera que “muitas das soluções Siemens utilizadas na Noruega têm aplicação em Portugal, quer no que toca a parte da frota pesqueira, quer no que concerne a alguns transportes marítimos e fluviais”



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill