Comitiva da UA está em Angola no âmbito de projectos de interesse comum
Universidade de Aveiro

O Ministério das Pescas de Angola considera a hipótese de estabelecer uma parceria científica no âmbito da economia do mar com a Universidade de Aveiro (UA), segundo terá referido a ministra das Pescas angolana, Victoria de Barros, à agência LUSA.

A parceria poderia incidir em projectos conjuntos de investigação na economia azul, e isso seria do interesse de Angola, considerando que o país tem uma linha de costa com mais de 1.500 quilómetros e uma Zona Económica Exclusiva superior a 300 mil Km2, mas uma economia do mar que representa apenas 3% do PIB.

Segundo declarações da ministra das Pescas angolana, citada em vários meios de comunicação, o objectivo do seu Governo é “fazer com que a economia azul se faça de forma coordenada, integrada e sustentável” e nessa matéria “a Universidade de Aveiro tem um papel a desenvolver, pelas suas especialidades e competências no domínio do mar”.

Aos mesmos meios de comunicação, Osvaldo Pacheco, pró-Reitor da UA, terá admitido que a instituição está disponível para prestar formação a quadros do Ministério das Pescas de Angola e auxílio científico em “problemas concretos”. Segundo apurámos junto da Universidade de Aveiro, neste momento, Osvaldo Pacheco está em Angola com uma comitiva da UA no âmbito do desenvolvimento de projectos de interesse comum à instituição e ao Governo daquele país.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill