Missão comercial antecipa visita de Theresa May a Pequim
Maritime UK

O Reino Unido vai enviar uma missão comercial de três dias à China a partir de 28 de Março com o objectivo de promover o país como o centro marítimo mundial. Desta forma, o sector marítimo britânico, em colaboração com o Governo, procura preparar o futuro da sua actividade após a saída do país da União Europeia (UE), marcando posição junto de outra potência marítima global, como é a China, e reforçar a sua posição negocial com a UE no quadro do Brexit.

A deslocação é organizada pela Maritime UK, uma entidade que reúne diversos interessados do sector marítimo britânico, e pelo Departamento de Comércio Internacional (DCI) do Governo, e visa “promover o Reino Unido como centro de comércio marítimo global, capaz de fornecer um package integral para os negócios marítimos globais”, refere a Maritime UK.

A comitiva britânica deverá encontrar-se com governantes chineses e será chefiada pelo ministro da Navegação e Transportes, John Hayes, e pelo ministro do Comércio, Mark Garnier, antecipando a deslocação da chefe do Executivo de Londres, Theresa May, à Chima, agendada para Maio. Depois de Shangai, onde iniciará a visita, a delegação visitará Hong-Kong, onde estabelecerá contactos com a associação de armadores do território (Hong-Kong Shipowners Association).

A presença da missão comercial chinesa coincidirá com a visita do navio RMS Queen Mary 2 a Shangai no âmbito do seu tour pela Ásia Oriental e que será anfitrião de representantes de empresas do sector marítimo britânico, alguns dos quais visitarão a China ela primeira vez. A presença do prestigiado navio de cruzeiros servirá igualmente para promover o que a Maritime UK considera “a excelência britânica em serviços portuários, de navegação, marítimos e negócios”.

De acordo com David Dingle, chairman da Maritime UK, “com a activação do Artigo 50 e antevê o futuro fora da UE, o sector marítimo tem um papel crítico e único na garantia de que o país tem êxito com o Brexit; determinado a aumentar as exportações e a assinar acordos comerciais com países de todo o mundo, a indústria marítima tem umam oportunidade única de tornar a Grã-Bretanha global uma realidade e está preparada para o fazer”.

Segundo a Maritime UK, nos últimos anos, as relações comerciais e de investimento entre o Reino Unido e a China aprofundaram-se. Durante a visita, o DCI irá colaborar com a entidade administrativa chinesa Pudong New Area (que tutela a zona de Pudong, uma área de Shangai situada na margem oriental do rio Huangpu e que se estende até ao Mar da China Oriental) na identificação de novas oportunidades de investimento e comércio marítimo, quer para o Reino Unido, quer para a China.

No horizonte dos britânicos poderão estar planos para estender convites pessoais para a London International Shipping Week (LISW) a dirigentes empresariais chineses e para criar um Business Lounge durante a LISW para continuar a desenvolver as relações criadas durante esta deslocação.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill