Novo satélite reduz tempo de fornecimento de dados para metade
«Copernicus»

No passado dia 7 de Março foi lançado do centro espacial de Kouru, na Guiana Francesa, o satélite Sentinel-2B, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (European Space Agency, ou ESA), no âmbito do programa europeu de monitorização ambiental da Terra «Copernicus».

O satélite agora lançado junta-se ao seu irmão gémeo Sentinel-2A, lançado em Junho de 2015, concluindo a missão Sentinel-2, que permitirá “reduzir para metade o tempo necessário para fornecer dados de precisão relativos ao uso do solo em benefício de agricultores, construtores, pescadores e todos os que necessitam de acesso rápido a dados actualizados sobre as condições no terreno”, refere a Comissão Europeia (CE).

Embora lançados separadamente, os dois satélites ocupam a mesma órbita e a cada cinco dias cobrem em conjunto todas as superfícies terrestres, grandes ilhas e águas costeiras e interiores, entre as latitudes 84ºSul e 84ºNorte. Cada um dos satélites transporta uma câmara multi-espectral de alta resolução com 13 bandas espectrais, cuja combinação permite abranger um campo de visão de 290 quilómetros.

O «Copernicus» é o programa europeu para a Observação da Terra e foi criado pelo Regulamento 377/2014 do Parlamento Europeu e do Concelho. É a continuação programa GMES (Global Monitoring for Environment and Security) e baseia-se numa parceria entre a UE, a ESA e os Estados-Membros. Toda a informação que gera apoia aplicações em matéria de ambiente, gestão de áreas urbanas, planeamento regional e local, agricultura, silvicultura, pescas, saúde, transportes, alterações climáticas, desenvolvimento sustentável, protecção civil e turismo, e é distribuída “com base numa política de acesso aberto e sem custos”, esclarece a Direcção-Geral de Política do Mar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill