Em Portugal, a segunda edição da campanha de sensibilização envolveu municípios, empresas e ATLs e reuniu cerca de 350 voluntários
Santa Cruz Ocean Spirit

Na primeira semana de Julho, 13 organizações não governamentais de 11 países do sul da Europa, incluindo Portugal, promoveram a segunda edição da Blue Flag Mediterranean Week, uma campanha destinada a sensibilizar as populações para a protecção das zonas balneares do Mediterrâneo, sob o mote Caring for the Sea that Unites Us (Cuidando do Mar que nos Une).

De acordo com informação disponibilizada pela Associação dos Portos de Portugal (APP), a iniciativa assenta nas ideias de que no mar e em terra não existem fronteiras e que o lixo originário de um local é facilmente transportado para outro, em muitos casos a vários quilómetros de distância e em países vizinhos.

Além de Portugal, participaram Israel, Malta, Eslovénia, Turquia, Grécia, Espanha, Montenegro, Chipre, Croácia e França. Diz a APP que em Portugal participaram 12 entidades: 3 municípios (Silves, Esposende e Funchal), 2 Atls (Educar com Arte e ATL do Centro Paroquial de Santa Maria dos Olivais), 3 empresas de embarcações ecoturísticas (VMT Madeira, Vertigem Azul e Ecco Ocean) e 3 empresas (Iberostar, Rituals e Tabaqueira). Em conjunto, envolveram aproximadamente 350 voluntários e recolheram cerca de 150 sacos de lixo.

Durante este período os promotores Bandeira Azul de praias, marinas e embarcações foram desafiados para organizar limpezas de praia, de maneira a consciencializar o público e a sociedade para a problemática do lixo marinho como também para apelar à protecção ambiental e costeira.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill