Normalidade foi reposta ao fim de algumas horas
Porto de Sines

No passado dia 17 de Fevereiro ocorreu um derrame de slops, ou resíduos oleosos, no cais do Terminal XXI do porto de Sines, durante “as operações de descarga desse produto de um navio porta-contentores para um camião-cisterna que se encontrava no cais”, refere a Autoridade Marítima Nacional (AMN), acrescentando que parte dos resíduos derramados escorreram para a água.

Segundo a AMN, depois de informada da ocorrência, foi destacada para o local a Polícia Marítima, que “realizou as medidas cautelares de polícia previstas para estas situações, procedendo à identificação dos envolvidos e recolha de amostras para efeitos de inquérito”, e foram iniciadas as “operações de contenção e limpeza por parte da Autoridade Portuária (Administração dos Portos de Sines e do Algarve – APS)”, responsável pelas operações dentro do porto.

Tais operações contaram com o apoio técnico do Serviço de Combate à Poluição do Mar (SCPM), um órgão de direcção técnica da AMN, “responsável  por estabelecer e divulgar a regulamentação orientadora do combate à poluição do mar” e pela gestão de “todos os recursos humanos e materiais neste domínio, garantindo, respectivamente, o seu treino e operacionalidade”.

De acordo com a AMN, “a área atingida foi confinada, mantendo-se algumas barreiras absorventes no local por precaução”. As “operações de contenção, limpeza e remoção do poluente, tiveram o acompanhamento de uma equipa da Capitania do Porto de Sines e da Polícia Marítima, tendo sido reposta a normalidade no local”, refere a AMN.

 

Nota: Foto retirada do site da Autoridade Marítima Nacional



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill