Apoio ascende até 144 mil euros por projecto
Repsol

O Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol, vai apoiar start ups inovadoras no sector da energia e da mobilidade com um montante até 144 mil euros por projecto e durante um ano, a fundo perdido. O apoio é global mas pela primeira vez é extensível a Portugal.

O apoio será prestado no âmbito de uma 6ª convocatória para candidaturas, que está aberta até 31 de Março e será apresentada no próximo dia 20 de Fevereiro no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Podem participar pequenas e médias empresas, bem como indivíduos sem empresa constituída. Os eleitos serão conhecidos no terceiro trimestre deste ano.

Além do apoio financiero, as start ups beneficiarão de formação, aconselhamento de uma equipa de mentores e acesso a possíveis investidores. Em Portugal, o interlocutor dos empreendedores será o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o qual a Fundação Repsol assinará um Protocolo de Cooperação.

O Fundo de Empreendedores da Fundação Repsol é um acelerador de empresas que apoia start ups em dois níveis de desenvolvimento. Ou em fase de projecto (quando desenvolvem uma tecnologia e/ou um modelo de negócio inovador em demonstração num contexto controlado ou em ambiente real, sem ter atingido a fase do planeamento comercial), ou em fase de ideia em desenvolvimento (estádio de desenvolvimento tecnológico e/ou de modelo de negócio menos evoluído do que o anterior).

Segundo informação disponível no site da Repsol, em cinco convocatórias, desde 2011, já foram aceleradas por este mecanismo 37 start ups, num total de 2 mil candidaturas, e já foram “registadas mais de 30 patentes e angariados mais de 13 milhões de euros em investimento e financiamento”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill