Tinha 89 anos e fora docente, investigador, governante e participante em organizações nacionais e internacionais relacionadas com a exploração e conservação dos oceanos
NOAA

Faleceu Mário Ruivo, reputado investigador na área da oceanografia.Com 89 anos, presidia ao comité português da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, ao Fórum Permanente para os Assuntos do Mar e ao Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Licenciado em Biologia, especializou-se em Oceanografia Biológica e Gestão dos Recursos Vivos, foi autor de vários trabalhos científicos, entre estudos, ensaios e artigos, e desempenhou diversos cargos de âmbito nacional e internacional relacionados com os oceanos e os recursos pesqueiros.

Entre os cargos que ocupou incluem-se o de Secretário de Estado das Pescas (1974 e 1975) e o de Ministro dos Negócios Estrangeiros (1975), tendo chefiado a representação portuguesa nos trabalhos para a elaboração da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar (Lei do Mar) entre 1974 e 1978. Duas décadas depois, seria Conselheiro Científico da EXPO’98.

O seu longo currículo como investigador e actor interventivo em matérias relacionadas com os oceanos valeram-lhe numerosas distinções nacionais e internacionais, com destaque para a Grã-Cruz da Ordem Nacional de Mérito Científico (Brasil), a Grã-Cruz da Ordem de Mérito (Portugal), e os graus de Grande Oficial da Ordem Militar de Santiago de Espada (Portugal), Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal), Companion, The National Order of Merit (Malta) e Chevalier de la Légion d’Honneur (França).

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill