Presidente do Governo Regional da Madeira critica políticos que desvalorizaram Registo Internacional de Navios da Madeira
Miguel Albuquerque

Em artigo recentemente assinado no jornal Observador, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, considerou inteligente a decisão de Portugal de voltar  “a olhar o MAR como base de uma estratégia de desenvolvimento nacional”.

Depois de justificar a sua posição com o facto de Portugal precisar “de uma estratégia de desenvolvimento de médio e longo prazo” e de o mar ser “o recurso natural mais valioso e mais decisivo para o futuro do País”, Miguel Albuquerque volta-se para a Madeira.

No caso do arquipélago, o presidente do Governo Regional da Madeira destaca a importância do mar na aquacultura madeirense e na actividade do Registo Internacional de Navios (MAR), inserido no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).

A propósito do MAR, faz uma crítica a “certos responsáveis políticos nacionais” que recentemente terão considerado aquele registo como de conveniência ou como caixa postal. Segundo algumas fontes, uma alusão indirecta à ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A par do elogio ao MAR, Miguel Albuquerque defende a introdução de certificados electrónicos “para todos os documentos relacionados com o registo”, aguardada “há meses”, e a autorização para a instalação de “segurança armada aos navios que navegam ao largo da Somália”, outra decisão que aguarda “há mais de um ano”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill