Siemens

A Siemens vai fornecer os sistemas de propulsão para dois novos ferries alimentados por baterias eléctricas explorados pela Fjord1 no percurso Anda-Lote, de 2,8 Km, da E39, uma rota de 1330 quilómetros essencialmente ao longo da costa ocidental norueguesa, de Klett, na Noruega, a Alborg, na Dinamarca. De acordo com a Siemens, entrarão ao serviço em Janeiro de 2018.

Cada um dos navios terá capacidade para 120 veículos, 12 camiões e 349 passageiros. A bordo de cada um, a Siemens instalará um sistema de propulsão – o BlueDrive PlusC -, com baterias de íons de lítio para armazenamento de energia, propulsor, controlo remoto das hélices, gestão de energia, alarme integrado e sistema de monitorização.

O sistema de armazenamento de energia do navio é carregado em cada uma das extremidades do percurso, com uma ligação em terra à rede eléctrica local, e monitorizado a partir dos ferries com base em comunicações Wi-Fi.

Com este contrato, a Siemens assume que passa a ser a única empresa a fornecer tecnologia propulsora para os primeiros quatro ferries eléctricos do mundo. Em 2015, a empresa forneceu um sistema propulsor para o Ampere, o primeiro ferry do mundo totalmente eléctrico, explorado pela finlandesa FinFerries desde o início deste ano.

A rota em que os navios irão navegar é a primeira ligação marítima relativamente à qual as autoridades norueguesas exigiram utilização de tecnologia com zero emissões. Segundo a Siemens, a proposta indicava que apenas um dos navios cumprisse esse requisito, mas a Fjord1 preferiu que ambos os ferries fossem totalmente eléctricos porque isso permite melhor retorno, quer do ponto de vista financeiro, quer ambiental.

De acordo com Arild Austrheim, Director Técnico Marítimo da Fjord1, “assim que a infra-estrutura em terra estiver instalada, fará sentido o investimento em dois ferries; assim, escolhemos seguir a via mas amiga do ambiente”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill